O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) referente ao mês de novembro, divulgado na manhã desta sexta-feira, mostra que os preços subiram, em média, 0,45% durante o mês na cidade. Desde janeiro, a inflação acumulada em Santa Maria é de 4,43%. A tendência é que, no final de 2013, a inflação seja menor do que a alta de preços calculada em 2012, que fechou o ano em 5,67%.
A inflação na cidade é menor do que a apurada em nível nacional, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor-Amplo (IPCA), que ficou em 0,54% em novembro e 4,95% no acumulado do ano.
Os preços das carnes estão entre os fatores que mais contribuíram para a variação durante o mês, quase o dobro da registrada em outubro (0,29%). Os preços do chester (15%), da galinha inteira (4,8%) e da carne de porco (10,4%) estão entre os que mais subiram durante o mês.
A alta dos combustíveis, anunciada na última sexta-feira, só deve aparecer no cálculo de custo de vida de dezembro.
No grupo do vestuário, se destacam o aumento de preços das peças de roupa de verão, como roupa de banho feminina, que subiu 12,6% em média durante o mês.
Veja abaixo alguns gráficos com dados do custo de vida.
"